quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

A casa do poeta

Estive hoje visitando a Casa de Cultura Mário Quintana, localizada em Porto Alegre, no antigo Hotel Majestic, que foi realmente a casa do poeta em algumas temporadas.
Situa-se na esquina da Travessa dos Cataventos com a Rua dos Andradas, uma das principais ruas do centro da cidade. O nome da travessa alude ao nome do primeiro livro de poesias de Mário Quintana, com sonetos escritos ainda em forma fixa de sonetos.


O prédio tem duas alas, de forma muito original uma delas com cinco pavimentos e outra com sete. São ligadas por passarelas.
É possível ver, através de uma divisória de vidro, o quarto do poeta, bastante simples, com uma cama de casal, escrivaninhas, máquina de escrever, papel e cesto de papel, além de uma televisão e uma miniatura de bonde (antigo veículo de transporte urbano) sobre ela, e algumas fotos, como uma de Cecília Meireles, na parede. Mário Quintana é considerado um dos principais poetas gaúchos, e tem grande renome na poesia brasileira do século XX.








Numa outra sala, no mesmo andar, está uma mostra sobre a vida da cantora Elis Regina, que é gaúcha também, mostrando muitas fotos de sua carreira e dados sobre sua vida e morte.



Descobri que a Biblioteca Lucília Minssen. biblioteca infantil que visitava na minha infância, está agora sediada na Casa de Cultura. Observei um boneco mostrando o poeta Mário Quintana junto a uma criança, na entrada, e mais uma vitrine de brinquedos e uma brinquedoteca para crianças de até sete anos. Soube que, depois de situar-se na rua Gen. Câmara, num subsolo da Biblioteca Pública de Porto Alegre, esta biblioteca infantil passou por outros endereços, entre os quais a Praça D. Feliciano, até ter o endereço atual. Lucília Minssen, que dá nome a ela,  era a bibliotecária responsável pela sala à época da minha infância.







Pude ver um jardim suspenso num terraço da Casa de Cultura, muito bonito, tendo como uma das atrações canteiros plantados em velhas banheiras, que me lembraram a casa em que morei quando criança.
Há muitos outros espaços ligados à cultura no local e encontrei dois com nomes de antigos professores que tive no curso de Graduação em Piano na UFRGS, professores Bruno Kiefer e Armando Albuquerque.
É possível também assistir a filmes no cinema existente no pavimento térreo.
Um lugar lindo e onde se pode adquirir conhecimento sobre a história de Porto Alegre e de sua arte e cultura  e também vivenciar esta cultura.







2 comentários:

  1. Boa noite Celina,
    Já tinha hoje anotado para visitá-la!
    Obrigada pelos seus comentários nos meus blogues.
    Gostei de conhecer a casa da Cultura Mário Quintana.
    Os grandes são habitualmente pessoas simples e isso os diferencia!
    Desejo-lhe uma boa viagem amanhã.
    Tenho uma amiga brasileira que viveu aqui em Portugal, que mora em Santa Catarina! O Brasil é um Pais fantástico!
    Um beijinho e muito obrigada pela sua atenção.
    Ailime
    (Eu moro nos arredores de Lisboa e próximo de Sintra. Temos o Oceano e a Serra aqui em redor o que para mim é um privilegio uma vez que podemos deslocar-nos com alguma facilidade para qualquer dos pontos que não são distantes;)).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Ailime.
      Obrigada pela visita.
      Exatamente em Santa Catarina, onde mora sua amiga, é que estou hoje, já retornando para minha cidade.
      Vejo que mora mesmo num lugar muito privilegiado. Para visitar o mar e a serra precisei viajar bastante.
      Um abraço. Continuamos conversando nos próximos comentários.

      Excluir

Apreciarei seu comentário.