domingo, 24 de maio de 2015

Recordando: Porto Belo


Baía Encantada

O tempo passa e o período de férias em que viajei para este lugar já passou há mais de um ano. Mas sempre é bom recordar e rever as lindas imagens desse lugar - Porto Belo, em Santa Catarina, sul do Brasil.
Conforme tínhamos programado, fomos passear um pouco no litoral, em Santa Catarina. Dessa vez, fomos conhecer a cidade de Porto Belo e só fizemos passeios nessa cidade. A pousada, que reservamos com bastante antecedência, fica sobre uma encosta e eu me sentia em plena Mata Atlântica, ouvindo sons de passarinhos e de outros animais à noite. Olhando da varanda, era possível avistar o mar, com muitos barcos.
Fomos ver algumas praias na cidade e  na cidade de Bombinhas, que se localiza no seguimento da mesma estrada de acesso, chegamos a entrar em uma, muito bonita, a Praia da Sepultura,em Bombinhas  mas com pequena área, e sem infraestrutura, e assim, em pouco tempo resolvemos voltar para nosso local de hospedagem. Vimos algumas paisagens maravilhosas, como a chamada Baía Encantada, mas não estávamos achando um lugar marcante, como aqueles em que estivemos em viagens anteriores naquele estado.
Foi então que o atendente da pousada em que estávamos nos deu uma dica- a de visitar a ilha de Porto Belo, ideia da qual eu não estava gostando muito, porque a travessia é feita em lanchas, geralmente bem simples. 
Criei coragem e fomos, atravessando numa lancha de uma cooperativa de pescadores, e me encantei com o local. A área é mantida por um particular e ali há uma espécie de Parque Ecológico, com muita mata, trilha elevada de madeira, museu contando sobre a antiga pesca de baleias no local no século XIX e também com objetos de pedra atribuídos ao chamado homem do sambaqui, restaurante, mirante. A principal atração, entretanto, é a praia: com pedras, onde é possível sentar-se, areia muito branca, água transparente e rasa até uma boa distância, vista de muitos barcos passando, inclusive os "barcos piratas", onde artistas vestidos a caráter, promovem verdadeiros shows para entreter os turistas, além de pessoas em embarcações usadas para diversão, como as "bananas split", que deslisam puxadas por uma lancha.
Ficamos algum tempo lá, entrei na água, infelizmente só na beira, porque não havia levado maiô, mas apreciamos muito o passeio, eu e o Cláudio. Se algum dos leitores estiver passando em Santa Catarina, aconselho. E levem roupa de banho.
Para terminar, quero observar que, vencendo os nossos medos, podemos aproveitar grandes oportunidades. E às vezes deixamos de aproveitá-las também por não ouvir os conselhos de pessoas que são mais experientes que nós, como é o caso do atendente da pousada, grande conhecedor da cidade.
  



Ilha de Porto Belo e travessia

Um comentário:

  1. Oi Celina!
    Que lindo esse lugar.
    Passei a minha lua de mel em Porto Belo, mas pesseávamos direto pras praias de Bombas, Bombinhas e outras que ficam por perto. Era inverno na época, então não dava pra aproveitar os banhos de mar, mas deu pra aproveitar bastante os passeios naqueles dias que lá ficamos.
    Beijos.

    ResponderExcluir

Apreciarei seu comentário.