terça-feira, 2 de julho de 2013

Porto Alegre para turistas

Nasci em Porto Alegre, mas ultimamente só tenho visitado a cidade nas férias, quando vou visitar familiares.
A visão atual que tenho de Porto Alegre e que vou passar a vocês aqui é a visão de turista. Vou mostrar algumas atrações turísticas e alguns passeios agradáveis na capital do Rio Grande do Sul e de todos os gaúchos, como dizem alguns.
Passear em Porto Alegre inicia pelo centro da cidade, com a visita à Rua dos Andradas, importante rua comercial, que tem trechos reservados somente para pedestres, onde uma multidão olha as vitrines ou simplesmente passeia. No centro ainda, é interessante visitar a praça em frente à Prefeitura,  com chafariz e pombos, o Mercado Público, do outro lado da avenida, mais abaixo a travessia hidroviária para Guaíba em modernos catamarãs e mais adiante ainda a ponte sobre o Guaíba.
Não se pode deixar de ver os parques -  próximo ao centro o Parque Farroupilha  ou da Redenção, nome tradicional e,  no início da zona norte, o chamado Parcão, duas áreas verdes famosas, ótimas para caminhadas.
Uma outra área muito interessante para visitar é a do gasômetro, antiga usina de energia elétrica, onde atualmente acontecem exposições e eventos culturais. Junto a esse prédio antigo, cuja torre, muitas vezes foi ornamentada como uma brilhante árvore de Natal, há uma área urbanizada na margem do lago Guaíba, própria para caminhadas. Aos domingos, a avenida em frente é interditada para os carros e é possível pedalar bicicletas e triciclos que são alugados no local. Também há barcas que saem para passeios no Guaíba a partir desse local. 
Mais para o sul, está o estádio Beira Rio (houve tempo em que o Guaíba era considerado rio) e os shoppings Praia de Belas e Barra Shopping, este inaugurado há poucos anos e onde se encontra uma grande praça de jogos de dois andares.  E outro shopping famoso na cidade é o Iguatemi, na zona norte.
Nas próximas semanas vou mostrar passeios interessantes em Porto Alegre. Faremos juntos um tour pela cidade.
Venha me acompanhar!
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Apreciarei seu comentário.